quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tratamento de Água e Esgoto

Tratamento de Água: Conjunto de processos físicos e químicos destinados a transformar água bruta, ”in natura”, em água potável, adequando-a ao consumo humano e atendendo aos padrões legais de potabilidade.
ETAPAS DO TRATAMENTO DA ÁGUA
A água bruta sai da bacia de captação e segue para a Estação de Tratamento, onde vai passar por vários processos até se tornar água potável e ser distribuída para a população.
Floculação: faz as partículas finas de areia, argila e matéria orgânica presentes em suspensão na água se agreguem e formarem flocos.
Decantação: os flocos formados anteriormente sedimentam, por ação da força da gravidade, em tanques chamados decantadores. A água em tratamento, já clarificada, segue para a próxima etapa.
Filtração: consiste na remoção, através da passagem da água por filtros de areia, das partículas em suspensão que não ficaram retidas nos decantadores.
Desinfecção: eliminação dos microorganismos presentes na água em tratamento, através da adição de um agente desinfetante, normalmente cloro e derivados.
Fluoretação: adição de flúor à água, como medida de saúde pública, com o objetivo de prevenir a ocorrência de cárie dentária.
As últimas etapas do tratamento de água são a desinfecção e a fluoretação. A partir do momento a água vai ser armazenada em um reservatório de água tratada e a seguir será distribuída para a população.






Tratamento de Esgoto

Rede Coletora: é uma constrção feita para se coletar o esgoto que sai das casas.
Estação Elevatória: unidades providas de bombas hidráulicas e tanques que elevam e aumentam a pressão do liquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou residuária (efluentes e esgotos).
Gradeamento:  estão instaladas duas grades de barra para limpeza manual.
Tanques de Aeração: dissolve, no interior líquido, o oxigênio do ar atmosférico e mantem a massa sob aeração em constante agitação.
Decantadores:faz uma sedimentação primária nos processos de tratamento de efluentes. 
Adensador de Lodo:  é preenchido com o excesso de lodo descartado do processo de tratamento. Após o tempo de detenção adequado, ocorre a compactação dos sólidos suspensos, pela ação da gravidade, no fundo do equipamento, e consequentemente o aumento do teor de sólidos do lodo.

A Água e a Energia Elétrica


A água total existente no planeta apresenta a seguinte distribuição: 97,5% – água salgada e 2,5% – água doce. Por sua vez, a água doce encontra-se nos seguintes percentuais: 69% em geleiras e neves eternas, 30% de água subterrânea, 0,7% em outras situações, tais como umidade do solo, pantanais e solos congelados, e 0,3% em rios e lagoas (Gleick, 1993). O Brasil, quinto país do mundo em superfície, possui 8% do total de água doce existente no mundo. Diante deste quadro verifica-se que, em nosso país, a fonte de energia mais abundante e de menor custo de geração tem sido de origem hidráulica.

Energia hidrelétrica gerada pelos maiores produtores do mundo

Distribuição Geográfica da Água e os Conceitos de Hidrografia

Distribuição Geográfica da Água


A distribuição geográfica da água é um dos pontos cruciais e um problema estrutural sério. Ela está onde está e não está onde não está, no entanto é necessária nos dois locais.

A quantidade de água no planeta é globalmente constante, mas as disponibilidades hidricas apresentam grandes assimetrias, quer na sua distribuição geográfica, quer na variação ao longo do tempo, para o mesmo lugar. 
A água está mal repartida pelo Mundo o que gera conflitos e problemas de sobrevivência.
 

HIDROGRAFIA


Definição

A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera. A grande parte da reserva hídrica mundial (mais de 97%) concentra-se em oceanos e mares, com um volume de 1.380.000.000 km³. Já as águas continentais representam pouco mais de 2% da água do planeta, ficando com um volume em torno de 38.000.000 km³.



                             Hidrografia do Brasil

O Brasil tem um dos maiores complexos hidrográficos do mundo, apresentando rios com grandes extensões, larguras e profundidades. A maioria dos rios brasileiros nasce em regiões pouco elevadas, com exceção do rio Amazonas e de alguns afluentes que nascem na cordilheira dos Andes. O Brasil possui 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. Além disso, a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, também fica no Brasil. Somente o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos.


Consequências dos Resíduos Industriais nas Águas dos Rios


A poluição dos cursos de água doce e dos mares tem consequências nos organismos vivos que habitam esses ambientes. Essas consequências sentem-se com maior intensidade consoante o grau de poluição e afetam direta ou indiretamente o homem.
A ação da poluição da água sobre o homem se sente diretamente, quando consome os alimentos desses meios e indiretamente quando os seres vivos dos locais afectados morrem causando uma perda de uma das partes deste ecossistema global.

O vídeos a seguir mostra como os animais marinhos morrem com os produtos tóxicos.

O próximo vídeo mostra os efeitos e as consequências da poluição da água.

Uso e Preservação da Água

Desde métodos simples que podemos aplicar no nosso dia-a-dia, aos modos de consumo sustentável utilizando os recursos de maneira que não comprometa o meio ambiente e a sobrevivência de gerações futuras. Pensando-se nas diversas formas de reaproveitamento, preservação e utilidade da água, o dia mundial da água, foi instituído pela ONU no ano de 1992, juntamente com um documento que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

A água deve ser utilizada com critério, com inteligência.Devemos refletir sobre os transtornos vindos da falta de água para que se possa ver a forma irresponsável que a utilizamos.Só damos valor a alguma coisa quando a perdemos e tomara que não acordemos tarde demais.É necessário espalhar os cuidados pela preservação e uso da água a todos que nos rodeiam.Interessante também que pudéssemos reservar em nossas casas a água que provem das chuvas, em recipientes, para uso geral como na lavagem de roupas e outros usos.A água da chuva é isenta de componentes químicos utilizados no tratamento para a sua reutilização e portanto muito mais pura e saudável. E é de graça.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Importância da Água na Economia dos Países

 A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.

Por ter reservas limitadas no planeta, a água doce tem valor econômico e cada vez mais vem sendo explorada pelos empresários. A conta deles é bastante simples: como a população do mundo cresce velozmente e os 0,7% da água disponível ao homem na terra é pouco para tanta gente, daí o lucro é certo e grande para quem se tornar dono dessa fonte. É como ser dono de uma máquina de imprimir dinheiro.


Somente nos últimos 20 anos, a população mundial aumentou em mais de 1 bilhão e 800 milhões de pessoas e este contingente diminuiu em um terço o suprimento de água do planeta. Aliase o fato de que a necessidade de água cresce numa escala mais rápida do que o aumento populacional, pois aumenta a quantidade de indústrias (que consomem muita água) e a agricultura passa a usar mais água para produzir mais alimentos.